terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Somos todos responsáveis


Somos todos responsáveis
Somos responsáveis por nossa imprudência; por nosso silêncio; por fecharmos os olhos e por varrermos a sujeira para debaixo do tapete
Não importa de quem é a “culpa”, porque somos responsáveis!
Temos que assumir a nossa responsabilidade e, invés de procurar por culpados, temos que evitar que situações como essa se repitam.
Somos responsáveis quando não cobramos os nossos direitos e quando agimos sem pensar.
Somos responsáveis por nossos filhos, por nossos erros, por nossa omissão.
Somos todos responsáveis!
Somos responsáveis pela água que goteja sem parar, quando adiamos a chamada do encanador.
Somos responsáveis por pequenos problemas que deixamos para depois.
Somos responsáveis pela falta de solução, pela falta de fiscalização, somos responsáveis pela falta de obrigação.
Quem são os culpados?Quem são os responsáveis?
Com certeza ninguém quer ser o culpado, e a culpa será empurrada de um para outro, como em uma brincadeira de “batata quente”
Mas não importa quem são os culpados... são muitos os responsáveis.
Somos responsáveis pela vida de cada um de nós, não só pela nossa própria vida.
Somos responsáveis pelas lágrimas.
E enquanto fugimos de nossa responsabilidade, enquanto procuramos culpados, e não responsáveis, estaremos sempre investigando tragédias que poderiam ser evitadas
Quantas vezes vimos situações de risco e nada fizemos? Quantas vezes nos calamos?
Somos todos responsáveis pelos crimes que cometemos, mesmo quando eles não resultam em tragédias.
Somos responsáveis pelas armas que usamos, sejam elas: a palavra, a escrita, um veículo, uma omissão...
Somos responsáveis diante da fome, porque não aprendemos a dividir.
Somos responsáveis pela violência e corrupção.
Sim! Somos responsáveis pela corrupção, porque muitas vezes nos deixamos corromper.
Quem é o mais responsável? Aquele que corrompe ou o corrompido?
Somos responsáveis pelo nosso orgulho de ser brasileiro, quando anunciamos que “brasileiro sempre dá um jeitinho”
Somos responsáveis por não enxergar que o “jeitinho brasileiro” é uma tremenda falta de responsabilidade.
Somos responsáveis por nossas multas de trânsito, e mesmo assim, muitos de nós buscam formas de liberar os pontos da carteira de motorista para poder voltar a dirigir.
Somos responsáveis por nossa falta de responsabilidade quando nos sentamos no barzinho com amigos para tomar “um gole de cerveja” na happy hour, antes de dirigir de volta pra casa.
Somos todos responsáveis!
Somos responsáveis por tragédias em discotecas, desabamento de edifícios, mortes em desmoronamentos de terra, explosões em lixões, acidentes de trânsito e mesmo quando jogamos um mísero papel de bala nas ruas de nossa cidade, também somos responsáveis pelas enchentes.
Somos responsáveis por não obedecer as leis, e por não cobrar que elas sejam obedecidas
Somos responsáveis pela falta de gentileza, educação e respeito
Somos responsáveis pela violência nas escolas, porque não ensinamos os nossos filhos a respeitar os professores, os mais velhos, a respeitar o próximo. E esquecemos que eles são reflexo de nossos atos, que eles aprendem muito mais com nossos exemplos do que com nossas palavras; e que eles veem que nós, também não respeitamos ninguém.
Somos todos responsáveis quando não nos dedicamos ao nosso trabalho com afinco. Quando deixamos de fazer o certo, para fazer o “mais fácil”
Precisamos parar de anunciar que aqueles que seguem as regras, cumprem as lei, trabalham corretamente, são caxias, chatos, otários...
Não vamos esperar que uma tragédia nos aponte como culpados. Não é tão difícil seguir as regras, obedecer as leis... somente quando algo dá errado, percebemos o que “deveria ser feito”
Não vamos esperar que algo dê errado. Sejamos responsáveis, e façamos o que tem que ser feito.
Somos responsáveis pelas lágrimas!
Somos todos responsáveis. E procurar os culpados, não irá aliviar a dor sentida em tantos corações. Não irá aliviar a nossa consciência do peso de nossa responsabilidade. Pois seremos sempre responsáveis por nossos atos e por nossa falta de ação.
Acreditamos que a vida é feita de heróis e bandidos, de inocentes e culpados, de vítimas e vilões... mas deveríamos saber que cada um de nós é o responsável.
Somos responsáveis pela dengue, e somos capazes de enxergar a piscina mal cuidada no quintal de um vizinho, mas ficamos cegos diante dos vasinho de planta em nossa própria casa, ou na casa de nossos parentes.
Precisamos abrir os olhos, soltar a voz e assumir nossas responsabilidades. Precisamos exigir que as leis e regras sejam cumpridas, e precisamos cumpri-las.
Precisamos priorizar a nossa segurança, e a segurança de todos aqueles que estão ao nosso redor, em nossa casa, no nosso trabalho, na nossa cidade e no nosso país.
Temos que exigir qualidade ao invés de economia, porque como já diz o ditado “o barato sai caro”, e coloca muitas vidas em risco.
Temos que fiscalizar, sim! Esse também é nosso papel. Pois quando nos calamos e tapamos os nossos olhos, estamos sendo irresponsáveis.
Não adianta varrermos toda essa sujeira para debaixo do tapete. Nós também somos responsáveis por essa sujeira, por esse tapete, pela limpeza, organização e segurança desse espaço de tempo chamado vida.
Cada um de nós, deve observar quais as mudanças que precisam ser feitas, para que não sejamos responsáveis por tragédias. Quais as mudanças em nosso comportamento, devem ser feitas, para que não sejamos responsáveis pela violência.
Somos todos responsáveis! E somente quando assumirmos a nossa responsabilidade, poderemos buscar uma vida melhor.
Precisamos reaprender a viver
Precisamos despertar! E precisamos assumir as nossas responsabilidades!

Maria Helena Pereira de Sá


2 comentários:

  1. Lena vc realmente traduziu em palavras o q eu penso, e coloquei naquel resumo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom!
      Só quando aprendermos a apontar o dedo para o espelhos antes de procurar os erros dos outros seremos capazes de evitar tragédias e viver em um mundo melhor, onde o respeito não mais causará estranheza.

      Excluir

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço