terça-feira, 19 de agosto de 2014

Quem de nós é especial?

Hoje eu acordei especial. Tão especial quanto nos outros dias da semana ou do mês.

Especial como eu era ano passado ou no ano anterior.

Mas o dia mal começou e eu logo percebi que estava muito enganada. Redondamente enganada, como dizem.

Em uma breve visita a um centro de apoio à pessoas com algum tipo de deficiências, notei que minha percepção sobre as pessoas era falha. Injusta.

Ali, percebi que estava rodeada de pessoas especiais. Preste bem atenção, eu não disse, em nenhum momento, "portadores de necessidades especiais".

Aquelas pessoas são ESPECIAIS! E nós, somos "portadores de necessidades fúteis"!

Uma característica que eles tem em comum, é o sorriso. Todos sorriem, mesmo os que precisam de equipamentos para se locomover, ou os que tem dificuldades em ouvir, enxergar, falar...

Enquanto caminhamos carrancudos pelas ruas, sem observar as belezas do mundo ao redor, algumas pessoas lutam para levar uma vida "normal"... E sorriem.

Mas o que é uma vida normal? Normal aos padrões de quem?

Eu, acordei pensando que era especial... Mas por que eu deveria me sentir assim?

Meu dia-a-dia é muito fácil, se comparado a cada dia de luta daquelas pessoas.

Quais são as dificuldades que eles enfrentam? Quais as barreiras que tiveram que ultrapassar para chegar até aquele centro de tratamento e apoio?

Sim, eles são especiais!

Eu sou apenas uma pessoa comum. Como tantas outras...

Porém, algumas dessas pessoas comuns são mais espertas que as outras. Elas escolheram trabalhar com as pessoas especiais. Escolheram aprender com elas, aprender como sorrir todos os dias.

Elas escolheram assistir de perto as batalhas da superação.

Essa união dos especiais, com "os comuns", os comuns um pouco mais espertos que os demais, cria uma atmosfera de amor incondicional. O amor sem cobrança, como todo amor deveria ser.

E o brilho dos sorrisos ilumina a casa.
Uma casa onde ninguém "espera" ou cobra do outro, mais do que ele é capaz de dar de si mesmo.

Ainda assim, essa casa é chamada "Casa da Esperança"

Talvez porque resta a esperança de que todos nós, um dia possamos perceber que não somos assim, tão especiais quanto pensamos, e que não basta ser apenas normal.

Temos muito o que aprender!!!

É preciso olhar ao redor e entender que o mundo é muito maior do que esse micro universo que nos cerca.

Hoje eu acordei me sentindo uma "pessoa especial", e felizmente vou dormir com a certeza de que não sou. Sou apenas uma "pessoa".

E quem sabe, com muita sorte, a humanidade inteira aprenda a enxergar o mundo como ele realmente é, percebendo que nossas características físicas ou intelectuais, não nos tornam melhores que ninguém; que nossos problemas são ínfimos e nossas batalhas são tolas. Que temos um milhão de motivos para sorrir.

Quem sabe a gente aprenda a sorrir com a mesma leveza e o mesmo brilho dos sorrisos que eu vi hoje.

*Maria Helena Pereira de Sá
(Após alguns poucos minutos na recepção da Casa da Esperança)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço