segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Brigas desnecessárias

Confesso que nunca fui de brigar, mas a maturidade me deixou ainda mais "preguiçosa" para brigas.

Na verdade, a palavra certa seria "seletiva".

Não tenho forças, nem vontade de entrar em brigas vazias, que não levam a lugar nenhum. Discussões as quais ninguém ganha e ninguém perde.

Na maioria das vezes as pessoas ficam discutindo, tentando provar para o outro que a "sua" opinião é a certa, a melhor.

Mas cada um tem "sua própria opinião"! E só se muda o pensamento de alguém, se os argumentos forem muito bons, ou se a pessoa estiver disposta a ouvir.

Então temos outra questão: Quem está disposto a ouvir?

Hoje em dia, todos só querem GRITAR.

Gritar aos quatro ventos sobre aquilo que pensam, aquilo que acham, erguendo bandeiras que empunharam sem nem questionar ou conhecer profundamente o assunto.

Gritar que "eu" estou certo e "vocês" estão errados, não importa qual seja o tema da discussão.

Felizmente, não participo desse time de esbravejadores insanos.

Quando percebo que uma simples conversa virou uma disputa pela "verdade absoluta", simplesmente me calo, me retiro. Comunico minha discordância e saio pela lateral do palco.

Eu não disputo holofotes, assim como não ficarei parada assistindo a monólogos de ditadores.

Deixo clara minha posição e, em certo casos, explico que não tenho razões para continuar um assunto que não chegará a uma conclusão unânime.

Cansei de blá blá blás! Ainda assisto, é verdade, diversas vezes na semana, as pessoas se digladiando para decidir quem tem "a" razão. Mas me poupo desse desgaste.

No desespero, os mais fracos de argumento passam a desferir ofensas pessoais, e aquilo que era um diálogo civilizado se torna um bate-boca infantil.

Ahhh... Não tenho mais idade pra isso!

Não que eu seja uma idosa. Tenho meus exatos "x" anos bem vividos.

Poderiam ser 8, poderiam ser 15 ou 32, já faz tempo que decidi poupar meus vocábulos para conversas com verdadeiros propósitos. Ou ainda, para escrever meus textos no blog.

Sei que algumas vezes, escrever se torna uma espécie de monólogo, mas fico aberta a ouvir criticas.

De minha parte, prometo não entrar em brigas desnecessárias.

Um grande abraço a todos, e que sirva de reflexão!

Um comentário:

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço