terça-feira, 24 de novembro de 2015

Vícios e vicios

Depressão é um vício, e assim como outros vícios, é preciso esforço para livrar-se dela.

Ela não te dá o barato das drogas, a loucura do álcool, o estranho prazer fedorento do cigarro, mas ela se agarra a você como a coberta quente em um dia de frio.

Tudo que você mais deseja é ficar deitado, enrolado naquela coberta.

Alguns dias, você até pensa em livrar-se dela... Mas a coberta é tão macia... Tão aconchegante...

A depressão te abraça como um polvo e te leva pro fundo do oceano.

Eu nunca pratiquei mergulho, mas acho o fundo do mar tão lindo e tão quieto que poderia me viciar nele também.

Mas esse seria um bom vício.

Porque também existem vícios bons...

Dizem que correr é um vício.

Estou tentando me viciar.

Confesso que não sinto imenso prazer em correr pela praia, apesar da vista, apesar da brisa, apesar do pôr do sol e dos companheiros de treino.

Não sinto prazer em sentir o coração batendo nos ouvidos ou o rosto ardendo como brasa.... Mas um dia eu chego lá!

Seja lá onde isso for.

Porém existe um prazer que conquistei graças a corrida, ou melhor seria dizer, um prazer que re-conquistei.

Correr me devolveu o prazer de dormir.

Dormir profundamente, sem as tensões do dia-a-dia, sem sonhos turbulentos, sem insônia. Dormir somente... e relaxar.

Isso sempre acontece nos dois dias da semana que corro.

E se a depressão é o vício que nos aprisiona na cama, a corrida é uma amante experiente, que nos seduz, e nos dá o verdadeiro prazer ao deitar.

O prazer de dormir o sono dos justos. O sono dos verdadeiros heróis.

Daqueles que enfrentaram suas fraquezas e se tornaram senhores de sua própria caminhada. Em seu próprio ritmo, compassado com os batimentos de seus corações.

E de todos os vícios que eu evito ou que me permito, alguns realmente valem a pena: correr, dormir, mergulhar no mar azul ou o maior vício de todos...

Tentar ser feliz todos os dias! Valorizando cada pequeno momento e colecionando as boas emoções, como quem coleciona figurinhas... Olhando cada uma bem de perto, mostrando para os amigos, trocando sorrisos ou experiências.

Porque esse vício só me faz bem.

Um comentário:

  1. Adorei o texto. Faz a gente pensar, apesar de as vezes ser difícil. Obrigada.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço