quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ahhh... se conselho fosse bom

Dizem que "Se conselho fosse bom a gente não dava, vendia"

Pessoalmente, eu discordo dessa afirmação.

Discordo de todos aqueles que acham que conselho é opinião não solicitada... e que ninguém deve se meter em nossas vidas.

Acho que deveríamos encarar o conselho como um presente surpresa, sem data especial, sem dia de aniversário, simplismente um presente, daqueles que alguém que gosta muito da gente, achou que iria nos servir perfeitamente naquele momento.

É claro que, às vezes, o presente recebido não é do nosso tamanho, ou a cor não nos agrada. Pode ser que seja um tanto quanto excêntrico, e não combine com nosso estilo... mesmo assim, ninguém fica bravo quando recebe um presente (ou pelo menos, não deveria ficar). As pessoas não perguntam: Posso te dar um presente? E outro não responde: Não, obrigada, da minha vida, eu mesmo cuido.

As pessoas nem ao menos ficam ensaiando para dar um presente, escolhendo o momento certo, quando o impacto possa ser menos negativo.

Quando você está diante de uma loja, ou em uma barraca de lembrancinhas de viagem, você olha para um objeto, lembra de uma pessoa querida (e se não for muito caro) você compra o objeto e entrega o presente na primeira oportunidade que tiver. Por que não podemos fazer isso com conselhos?

Em alguns momentos, você consegue enxergar seu amigo ou amiga, se afundando na areia movediça... você sabe que quanto mais ele se mexer, mais rápido vai afundar... Você está do lado de fora, e já pisou em terrenos frágeis. Você já viu uma maneira possível de sair dessa situação (ou pelo menos, já conseguiu desviar do poço de areia movediça algumas vezes). Mas o que fazer? Dar um conselho?

Confesso que já dei conselhos, e muitos deles não foram ouvidos. Algumas vezes perdi temporariamente o amigo, que não estava preparado para ouvi-los. Confesso que também já me calei, porque é muito difícil saber se seu amigo está aberto a ouvir conselhos, a recebê-los como presentes.

Mesmo assim, tenho alguns conselhos para dar:
"Observe a si mesmo. Busque a felicidade dentro de você. Aceite as pessoas como elas são, pois elas são resultado das experiências que viveram, de sua própria criação. Você nunca encontrará alguém que pense exatamente como você, a não ser que você procure no espelho. Abra as portas e as janelas, deixe o sol entrar. Ria mais, com os amigos ou ria sozinha. Ria de si mesmo. Não deixe seus sonhos morrerem... transforme seus sonhos quando necessário. Sonhe novos sonhos. Realize. Pare de reclamar e comece a transformar. Mude quando quiser, mas jamais tente mudar os outros. Ame a si mesmo. Mantenha viva a criança que existe dentro de você, para que ela te ensine a se divertir mesmo em dias de chuva"

E lembre-se: Tem sempre um amigo, do lado de fora do poço de areia movediça, que está disposto a te dar um conselho, te dar a mão, ou até mesmo mergulhar com você... Quem tem um amigo, nunca estará sózinho. Seja feliz SEMPRE.

Um comentário:

  1. Muito obrigado por mais este conselho iluminado. Sempre uma bela visão da vida.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço