segunda-feira, 25 de março de 2013

Paciência é uma virtude!!!


"Paciência é uma virtude"

Um ditado tão antigo, quanto verdadeiro!

Mas afinal, o que é virtude?

Segundo o site: www.significados.com.br, temos a seguinte definição: (Trechos do texto)

Virtude é uma qualidade moral particular (...).  Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação (...)
Em geral, na linguagem cotidiana, a virtude é usado para nomear as qualidades gerais de qualquer pessoa. Aristóteles conceitua virtude dividindo-a em duas: virtude intelectual e virtude moral. Virtude intelectual é aquela que nasce e progride graças aos resultados da aprendizagem e da educação, e a virtude moral, que não é gerada em nós por natureza, é o resultado do hábito que nos torna capazes de praticar atos justos. Para Aristóteles, não existem virtudes inatas, todas se adquirem pela repetição dos atos, que gera o costume, a esses atos, para gerarem as virtudes, não devem desviar-se nem por defeito, nem por excesso, pois a virtude consiste na justa medida, longe dos dois extremos. "

Assim, analisando a definição acima, e segundo o próprio Aristóteles, que foi um filósofo grego, muito mais sábio que eu (ou não...kkk)... "As virtudes podem ser adquiridas a partir de treino e repetição".

Bem, assim sendo, qualquer pessoa pode se tornar virtuosa! E são muitas as virtudes que podemos desenvolver: Virtudes Cardeais, que nos ajudam a bem agir, como: Prudência, Justiça, Força e Temperança;   ou virtudes como: a fé, a esperança, a caridade...

Ainda não havia encontrado nenhuma citação sobre a paciência em minhas pesquisas, até que achei a descrição abaixo, no site de uma igreja católica:
Sobre virtudes anexas: (nem sabia que isso existia!)

"A Paciência
A paciência é a virtude que nos leva a saber sofrer: suportar as tristezas e contrariedades da vida, principalmente no nosso relacionamento com o próximo, sabendo que nos espera as alegrias futuras no céu.
Ela pode receber o nome de Longanimidade : é a paciência de esperar o tempo certo para o bem que esperamos. 
Ela será Constância quando nos leva a suportar as dificuldades materiais que ocorrem nas nossas ações. 
Quando há um medo do cansaço que virá pela duração da ação boa que praticamos, vencemos este medo pela virtude da Perseverança."

Esclarecidos todos os termos do ditado, o que gostaria de registrar é que, algumas pessoas (como eu) são conhecidas, e até admiradas,  por sua imensa paciência... E por mais que essa virtude tenha sido desenvolvida ao longo de toda a vida, e que o exercício diário só fortaleça essa característica na pessoa... Tenho que admitir, que ainda me espanto com a capacidade das outras pessoas, de conseguir testar todos os limites da paciência de uma pessoa...

Realmente, reforço os ensinamentos de Aristóteles...  - Devemos treinar todas as nossas virtudes!!! Pois quando acaba a paciência, temos que ter Prudência para não atacarmos o outro ser (e não cometermos um ato insano); precisamos ter Força (para calar as palavras agressivas); precisamos ter Fé e Esperança... para acreditar que eles/as estão agindo sem pensar (ou despropositadamente)... E precisamos de muita Caridade, para oferecer mais um pouquinho de nossa Paciência. Assim, agiremos com Justiça e Temperança... e com muita SABEDORIA !!!

Seja paciente... Este é o caminho certo para seguir.

Maria Helena Pereira de Sá

Sites pesquisados para elaboração desse texto:
www.significados.com.br
www.capela.org.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço