sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O fim de uma jornada - Nelson Mandela (18/07/18 - 05/12/13)

Nunca a morte fez tanto sentido para mim, quanto agora, na despedida de Nelson Mandela.

A morte é realmente o fim de uma jornada. O início da vida eterna.

Enquanto diversas pessoas lamentam, nas conversas e nas redes sociais, e se dizem tristes pelo falecimento de Mandela, eu só lamento que não tenhamos mais pessoas como ele, para nos servir de exemplo.

Esse senhor, de 95 anos, cumpriu sua missão. Talvez, tenha cumprido mais do que sua missão.

Ele enfrentou batalhas pacíficas e armadas sem nunca perder a doçura do olhar. Ele adquiriu conhecimento e lutou por aquilo que acreditava, mesmo que vivesse em um país onde era considerado menos importante, devido a cor de sua pele.

Ele foi um estudante, um presidiário, um presidente... E sua voz foi ouvida por todas as nações.

Nelson Mandela lutou contra o Apartheid... uma luta tão importante para toda uma nação (não só a Africana, mas a mundial), e eu só fui me dar conta dessa importância, muitos anos depois de ter saído das carteiras desconfortáveis da escola, quando esse tema era matéria de prova, e eu mal conseguia lembrar como se escrevia essa palavra.

Em 95 anos de vida, ele sofreu, ele se revoltou e ele foi  racional. Ele utilizou seu tempo no isolamento da prisão, não só para quebrar pedras e dormir. Ele leu, ele estudou o comportamento das pessoas e talvez, o seu próprio comportamento.

Madiba poderia não ter saído vivo do cárcere, ainda assim, teria realizado mais coisas do que a maioria de nós sonhará realizar.

Mas ele sobreviveu. Ele foi libertado e seguiu lutando com novas armas. Muitos se calaram para ouvir o que ele tinha a dizer. E então, ouviram preciosas lições.

O Prêmio Nobel da Paz ainda é pouco, perto de suas conquistas. Perto dos benefícios a milhares e milhares de pessoas.

A morte, nesse momento, talvez tenha sido seu maior prêmio. Pois agora, ele conquistou a maior das liberdades. Mandela não está mais preso em um corpo cansado de tantas batalhas. Não está mais preso em uma cama, ou aprisionado a uma sequência de medicamentos.

Hoje, ele é livre! Sua imortalidade segue nos livros de história, nos filmes, nas reportagens, na internet... Seu pensamento sensato ainda será ouvido de muitas formas...

Essa jornada foi cumprida, com dor e louvor... Agora é chegada a hora de descansar.

Viva Nelson Mandela! Viva agora, sua vida eterna!

Um comentário:

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço