sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ler e escrever

Não sei quando aprendi a escrever... não me lembro de quem me ensinou a ler... mas sei da importância que esse aprendizado tem em minha vida.

Não falo apenas da professora que me alfabetizou. Falo de todos os que me influenciaram positivamente, na criação desse hábito tão prazeroso. Todos os professores, meus pais, meus irmãos e amigos. Falo do Maurício de Souza, com os milhares de gibis da Turma da Mônica, que sempre devorei (e que leio até hoje). Falo das editoras, e especialmente dos livros de crônicas da série "Para gostar de ler"

Saber ler é muito mais do que unir sílabas e reconhecer palavras. Saber ler é interpretar textos, embarcar nas histórias, visualizar as cenas e os personagens.

Certamente, gostar de ler, colaborou para que eu gostasse de escrever.

Desde muito pequena, escrevia redações, poemas, pensamentos... As "páginas em branco" foram preenchidas vorazmente em momentos de alegria e de tristeza.

Muitos textos foram guardados, muitos textos foram perdidos. Palavras voaram ao vento. Outras ficaram guardadas pra sempre em minha memória. Todas elas fazem parte de minha história.

Quando mais nova, tinha vergonha de mostrar o que tinha escrito. Imaginava que ninguém iria querer ler aquilo que escrevia. Hoje, esse pensamento mudou.

Mesmo sabendo que tudo que escrevo representa o meu ponto de vista, em um determinado momento. E que muitos podem discordar, assim como eu mesma posso mudar de opinião algum tempo depois, ainda assim, sinto prazer em contar minhas histórias. Prazer em proporcionar uma leitura divertida àqueles que também gostam de ler.

Hoje, sou uma leitora muito mais crítica, porque tento aprender com os grandes autores.

Hoje, sou uma escritora muito mais consciente, da responsabilidade de quem publica, de alguma forma, os seus textos.

Ler, escrever, reler, reescrever... esses são os prazeres que compartilho com vocês, desejando que cada um, sinta o mesmo amor que sinto pelas palavras, pelas histórias.

Se o exemplo influencia novos leitores, sejam o exemplo para todas as crianças. Leiam para elas. Leiam junto com elas. Mostrem que o mundo dos livros é um mundo de infinitas possibilidades.

Ler e escrever não tem contra-indicações!

Leia muito! Leia tudo! Leia sempre!

E escreva quando sentir vontade. Registre sua própria história. Seja o autor de sua biografia!

Temos muitas "páginas em branco" para preencher!!!


Um comentário:

  1. Gostar de ler. Algo que parece inato para quem observa leitores vorazes, mas na realidade um hábito que um dia foi plantado e regado diariamente. Talvez seja a maior das habilidades. Saber leras linhas e as entrelinhas. Captar as mensagens e os sentimentos. Um hábito ou uma virtude acessível a todos, mas alguns vão além. Como você, alguns desenvolvem a habilidade de criar, de transmitir ideias, de tornar visíveis os mais velados pensamentos. Obrigado por tudo que escreveu em 2013. Em 2014 serei egoísta o bastante para desejar que você seja cada vez melhor, para trazer estes momentos de deleite para todos nós que lemos seus textos. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço