quarta-feira, 25 de junho de 2014

E hoje, eu tenho que torcer para quem?

Brasileiro é apaixonado por futebol?

Sim... Mas toda regra tem sua exceção.

(Nem todo) Brasileiro é apaixonado por futebol!

Por mais chocante que essa afirmação possa ser para os milhares de fanáticos, ela é a mais pura verdade.

Existem pessoas que não conseguem entender qual a graça de ver 22 homens, correndo atrás de uma única bola.

Isso me lembra a "Síndrome do Espermatozoide"* (Já falei sobre ela em outro texto do blog).

Eu sei que muitas mulheres também assistem e até gostam de futebol... Só não sei se as razões delas são iguais às deles. Algumas mulheres gostam mesmo é de assistir os jogadores, e não o jogo!

De qualquer forma, futebol, como muitas outras atividades, não desperta o meu interesse... Talvez seja devido a minha falta de competitividade. Aprendi desde criança aquele lema: "O importante não é ganhar ou perder. O importante é participar."

-Então, tá! - Aceitei e segui em frente... Assistindo as pessoas desesperadas pela vitória do seu time... Como se os torcedores fossem ganhar uma parcela da renda do jogo, ou do salário de seu jogador favorito.

Entretanto, esse texto não é para analisar os torcedores (até porque, eu não sou analista... só finjo ser...kkk).

Esse texto pretende mostrar os efeitos da Copa do Mundo no Brasil. (E como não falar da Copa no Brasil! Nem eu sou tão alienada assim...)

Essa copa, que vem mexendo com os ânimos da população à meses, e gerando discussões acaloradas sobre essas ou aquelas razões.

Já vimos protestos contra a copa, milhares de pessoas nas ruas. Umas pacíficas, outras baderneiras, se aproveitando da situação para "chutar o balde", todos os baldes, as vitrines, as vidraças e tudo que viram pela frente.

Já falamos sobre as obras faraônicas, os futuros elefantes brancos, a qualidade das construções, a aparência, os acidentes com operários.

Já nos posicionamos contra mais esse absurdo, de gastar tanto dinheiro com futebol, em um país que carece de saúde, educação, infraestrutura, alimento, água...

E hoje, não literalmente hoje, porque o Brasil não joga hoje... Mas hoje (genericamente falando), vestimos a camisa amarela, enfeitamos carros e janelas com nossa linda bandeira, cantamos o hino em voz alta, mostrando o orgulho de ser brasileiro, e comemoramos cada gol suado, como a vitória de uma nação...

Dá para entender?

Esse é o efeito "Copa do Mundo no Brasil".

As pessoas assistem futebol, conversam sobre futebol, curtem futebol e torcem... não importa pra quem, desde que estejam participando ativamente desse grande evento de projeção mundial.

E nas conversas em frente à TV, vejo gente torcendo para ganhar o bolão, ou torcendo por jogadores que nem sabem o nome fazerem um gol.

Nossos milhões de "técnicos futebolísticos" palpitam sobre a escalação, sobre as decisões dos juízes, sobre a atuação dos bandeirinhas, e se aquele lance foi ou não um pênalti.

Alguns, mais honestos (ou mais humildes) confessam sua ignorância no assunto e logo perguntam: Por que estava impedido? Ah... Isso não pode?

E tem aqueles que seguem a onda da torcida, como aquele velho movimento de OLA, que já foi sucesso nas arquibancadas, e vão torcendo para quem os "especialistas" mandarem.

Assim, a pergunta mais ouvida na copa deve ser:

- E hoje, pra quem eu tenho que torcer?

Vamos torcer para lindos espetáculos nos campos, pela festa tranquila da torcida campeã, pela não-violência. Vamos torcer por um bom sistema de transporte público e pela falta de congestionamentos. Torcer por sorrisos, pela segurança de nosso povo e dos milhares de turistas. Vamos torcer pelo sucesso do mundial e para que os ambulantes faturem bastante nesse mês, e possam pagar suas contas atrasadas.

Vamos torcer pelo Brasil e pelos brasileiros! E torcer para que os estrangeiros levem para casa uma boa impressão, e voltem muitas vezes, para curtir nossa companhia e movimentar nossa economia.

Vamos torcer, reunindo os amigos e a família em uma grande festa, característica de nosso povo campeão nas diversas batalhas do dia-a-dia.

E se a nossa grande esperança, é chegar ao Hexa, vamos torcer para que nossos adversários não sejam mais fortes ou mais habilidosos com a bola, e que possamos derrotar uma a um, até erguermos a taça dourada.

Portanto, alguém aí pode me dizer:

- Pra quem eu devo torcer hoje? Quem vai jogar contra quem? Que horas vai ser o jogo?

- E o Brasil? Joga no sábado? ... Sacanagem, eu não trabalho no sábado, não vou ser dispensada mais cedo para ver o jogo em casa... Por que a FIFA não marcou todos os jogos para sexta-feira à tarde?

 #chateada, mas a torcida continua#

Maria Helena Pereira de Sá - Em ritmo de Copa do Mundo #Vamos lá Brasil !!!!!!#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço