terça-feira, 11 de março de 2014

Podes dar uma olhadinha?

Flanelinhas, guardadores de carros... Eles tem muitos nomes, muitos endereços.

Estão em todos os lugares, ruas, praças e avenidas.

Trabalham de sol a sol.

Alguns abordam com grosseria, ameaçam os motoristas que se recusam a colaborar com a caixinha, ou as taxas pré-determinadas...

Nas idas e vindas de meus últimos dias, tenho encontrado várias vezes, aqueles que me pedem uma colaboração para dar uma olhadinha em meu carro.

Mas eu ando por aí, carregando somente o dinheiro de plástico. Não tenho notas nem moedas para oferecer por esse serviço.

Se hoje eu me encontrasse com o famoso apresentador de tv, que multiplica por mil o valor de suas moedas, sairia exatamente como cheguei... sem um centavo sequer.

O fato de não colaborar com esses trabalhadores informais nem sempre me incomodou. Muitas vezes, olhava para essas pessoas me questionando: Por que razão eles não tem um trabalho formal? Por que se acomodam e passam a vida recebendo um trocado para "dar uma olhadinha"?
Onde será que gastam o dinheiro que recebem?

Entretanto, talvez porque o momento que estou vivendo exige um esforço extra de paciência, porque os dias tem sido mais cheios e a vida tem passado mais devagar; por essas razões, tenho prestado mais atenção no mundo a minha volta, e tenho me surpreendido com a reação dos guardadores quando confesso que não tenho trocado.

Nos últimos dias, os guardadores estão mais sensíveis às minhas necessidades. Mais de uma vez, ouvi o guardador responder que olharia o carro de qualquer forma, e hoje um me desejou "Um bom dia, e que Deus te acompanhe!!!"

Sim, eu não atendi às suas necessidades, (um trocado para alimentar sua família ou para a dose de cachaça - tanto faz...) mas ele atendeu às minhas. Agora, sinto-me em débito com o guardador... sinto-me em débito com todos os guardadores que por suas próprias razões, só queriam um trocado.

Hoje eu posso avaliar suas necessidades, pois a minha, me foi ofertada... Eu só quero um bom dia, só quero que Deus me acompanhe, me dê um pouquinho de Sua atenção...e que Ele sacie minha fome, minha sede e minha pressa de ver tudo ficar bem novamente.


Maria Helena Pereira de Sá
Santos, 11 de março de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço