quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Lobo Mau e Chapeuzinho

Me desculpem os muito bonzinhos, mas todo mundo tem um lado mau!

Não confio nas pessoas que são legais e amáveis o tempo todo. Todo mundo acorda um dia com o pé esquerdo, fica bravo com o trânsito, com a demora do elevador ou com o barulho dos vizinhos...

Não dá para acreditar que alguém passe pelas provações de cada dia, com um sorriso no rosto e uma fala mansa de contadores de histórias infantis... De vez em quando, pode até ser. Mas todos os dias!!! Difícil de aceitar.

Eu não falo por mim, por meus amigos, pelo dono da padaria... eu falo por todo mundo. Todo mundo mesmo!

Pode até ser (e isso é apenas uma suposição) que alguns seres superiores consigam aceitar a vida como ela é.
Pode até ser que alguém, como a Madre Teresa de Calcutá, por exemplo, nunca tenha sido grosso com os outros, ou descontado suas frustrações no primeiro que aparece.
Pode até ser...(e já estou forçando a barra) que exista uma alma feliz, ou alienada o suficiente, para achar que tudo é lindo e maravilhoso. Mas essas raríssimas exceções, com certeza, tiveram ao menos um único dia na vida, que estavam muito a fim de "chutar o balde"... De preferência na cabeça do imbecil que lhes tirou a paz alcançada com muito treino e abnegação.

Gente, o ser humano vive em uma montanha russa, cheia de altos e baixos, e com loopings assustadores no decorrer do percurso. Não dá para acreditar que alguém desfile pela vida sem se alterar um pouquinho de vez em quando...

Pra falar a verdade, eu confio muito mais no Lobo Mau, que finge ser bonzinho por um tempo, mas depois, vai logo declarando suas verdadeira intenções, do que na Chapeuzinho, toda meiga, saltitando pela estrada afora para levar os doces para a vovozinha.

Que criança é essa que habita os contos infantis? Quais são seus verdadeiros interesses? Será mesmo que ela foi "inocentemente" pelo caminho da floresta?

A Chapeuzinho é dissimulada. Deve estar querendo alguma coisa da avó. Talvez, esteja vislumbrando um presente especial no próximo natal... Se ela fosse uma criança normal, mesmo que obediente, iria tentar adiar a ida a casa da avó, ou querer a companhia de alguém. Afinal, o caminho era longo e a estrada deserta, a cesta estava pesada, e ainda havia a ameaça de um lobo rondando por ali.

Mas a Chapeuzinho não era obediente, como bem sabemos: Ela pegou um atalho e conversou com estranhos (o lobo). Me admira que ela não tenha comido todos os doces na metade do caminho...

Já o lobo, esse sim, muito sagaz, foi batendo um papinho, conseguindo umas informações... Foi simpático! E depois, mostrou a que veio. Simples assim.

O lobo não é um personagem fictício (a menina sim). Esse lobo, assim como os humanos, tem interesses próprios. Sabe lidar com as pessoas a maior parte do tempo, é simpático e atencioso, mas quando a fome aperta, ou alguém pisa no seu calo, abre o bocão e vai atrás de seus direitos (ou de seus interesses).

Imagino que quem se faz de bonzinho o tempo todo (agora eu peguei pesado), está varrendo muita sujeira para baixo do tapete. Está guardando, em algum lugar, todas as pequenas insatisfações ou aborrecimentos, que deveriam ser descartados ao longo da vida. Quando você age assim, o sujeira vai se acumulando, seu depósito de "caca" vai ficando repleto. E mesmo que ninguém veja esse seu lado, em algum momento a coisa vai feder!!! Vai estourar!!! E vai voar sujeira pra todo lado...

Não precisa ser tão egoísta quanto o lobo, nem tão "boazinha" como a Chapeuzinho. Seja apenas verdadeiro! Seja você!
Não precisa tentar agradar a todos durante todo o tempo... as pessoas vão entender se você algumas vezes estiver entristecido ou de mau humor. Nessas horas, são elas que vão tentar te agradar.
Essa troca é saudável e necessária para a perfeita manutenção dos relacionamentos, então, lembrem-se que contos de fadas são apenas contos "de fadas"... e que nós vivemos em um mundo real. Ainda que não sejamos perfeitos, somos capazes de amar uns aos outros, apesar de nossas qualidades, e mesmo que, repletos de defeitos.

Seja sempre você! Verdadeiramente: Você!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço