segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Fama ou anonimato?

Um brinde ao anonimato!

À possibilidade de tomar café da manhã em uma padaria sem ser importunado pelos clientes e funcionários do local.

Feliz é aquele que possui o dom da invisibilidade quando ela lhe convém.

O ser humano não sabe conviver com a fama dos famosos. A exposição pública não faz da pessoa seu amigo íntimo, colega de classe ou inimigo número 1.

Aquele ser, que escolheu uma profissão, e por mero acaso (e não só competência) se tornou famoso, pode ter escolhido tomar seu desjejum matinal fora de casa porque acabou o pão ou o pó de café... Mas ele não escolheu se sentar em uma mesa, e ser interrompido por pessoas que acham que podem dar palpite sobre como ele executa seu trabalho.

Não importa qual seja sua profissão, é sempre desagradável ficar ouvindo provocações infantis enquanto aguarda o seu pedido.

Aliás, é muito injusto quando dizemos que as provocações são infantis. Crianças, na maioria das vezes, sentam uma ao lado da outra e brincam, sem pensar em problemas, sem provocar confusões. São os adultos, imaturos, que lançam indiretas como se fossem flechas afiadas, tentando ferir seu alvo indefeso.

Quem nos dá o direito de atacar ou invadir a privacidade de uma pessoas "famosa"?

Se o sucesso e a fama trazem benefícios, podemos dizer que eles trazem malefícios também.

A solidão torna-se um luxo permitido apenas entre quatro paredes. E não falo sobre a solidão solitária, aquela em que sentimos falta de alguém. Falo sobre aquela solidão gostosa, quando podemos caminhar na praia em nossa própria companhia, conversando com nossos pensamentos ou quem sabe, com Deus.

Só os anônimos são contemplados com esses momentos de intimidade com o universo.

Aos famosos, não é permitido sequer um encontro a sós, com sua xícara de café.

Uma foto, um autógrafo, um elogio ou uma crítica. Qualquer pessoa se acha no direito de interromper seus pensamentos. E se eles não responderem seus apelos com simpatia e boa vontade, ainda serão criticados fervorosamente.

Fama ou anonimato?

O sucesso depende mesmo dessa exposição gigantesca?

Se eles dependem da fama para ter o reconhecimento de seu trabalho, estarão sujeitos às mazelas quem vem junto com cada uma das profissões.

E enquanto meu sucesso não vem... enquanto sou apenas mais uma na multidão... ergo levemente minha xícara de café e faço um brinde silencioso ao anonimato.

Eu tomo meu café da manhã em paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço