sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O maior evento do planeta!!!

Existe uma luz, que brilha mais do que todas as estrelas...

Uma luz que brilha mais do que o próprio sol...

E que ilumina não só os ambientes, mas também a alma e o coração de todas as pessoas que estão ao redor.

Essa luz tão poderosa de que estou falando é a luz que brilha no olhar de uma criança feliz... Uma criança muuuuuito feliz, vivendo o maior evento do planeta!!!

Todas as mães, e vários estudiosos, sabem que quando uma criança é pequena ela se sente como o próprio centro do universo... e leva alguns anos até ela descobrir que ela não o é. Talvez esse sentimento tão profundo advenha do fato de que, em diversos momentos, ela realmente já foi o centro do universo. Não para toda a humanidade, mas para seus familiares, amigos, seus pais... mas principalmente para sua mãe.

Quando um bebê nasce ele se transforma no centro do universo de sua mãe (existem exceções, que prefiro nem comentar). A mãe gira em torno do bebê como os planetas giram em torno do sol. Ela o alimenta, o protege, o acalenta e consola... a mãe deixa o universo da humanidade, para viver naquele universo paralelo por dias, meses, anos...

No decorrer do tempo, e conforme o bebê vai crescendo, a mãe, o pai, familiares e amigos vão passando a mostrar àquela pequena criança, que existe um mundo imenso ao redor de seu pequeno ser... e dia-a-dia ela começa a entender que existe um universo além de si mesmo, onde planetas giram em torno do sol, onde mães, pais, e as outras pessoas também tem suas próprias vidas e (infelizmente ou não...) não estarão sempre girando ao redor do bebê-criança-jovem-adulto satisfazendo todas as suas vontades. Pode ser uma tarefa difícil, mas é muito importante ensinar isso às pequenas crianças...

Porém existem certas ocasiões, em que as crianças podem realmente desfrutar da sensação de que todos estão girando ao seu redor... de que por um dia, as pessoas saíram de seus próprios universos, de suas casas e trabalhos, exclusivamente para prestigiar  e celebrar sua existência, compartilhar bons momentos ao lado dessa criança.

Mesmo que não seja toda a humanidade, mesmo que não sejam todos os parentes, amigos... Mesmo que aquele momento especial seja celebrando apenas por seus pais e os amigos-vizinhos...

O aniversário de uma criança é para ela, o MAIOR EVENTO DO PLANETA!!!

E enquanto umas poucas pessoas se reunem ao redor de uma mesa onde está um delicioso bolo de chocolate com 5 velinhas compradas no caminho para casa, e cantam entusiasmadas um sonoro "Parabéns à você"... é possível vislumbrar  nos olhos daquela criança um brilho puro, que ilumina mais do que o próprio sol e aquece a alma de todos os que estão a seu redor, pois naquele momento ela tem a certeza daquilo que ela sempre soube. E mesmo que essa não seja uma realidade todos os dias, nem para todas as pessoas da humanidade. Ao menos uma vez a cada ano, durante aquele fantástico momento, ela realmente é o centro do universo. No universo das pessoas que a amam!

Um comentário:

  1. E como é bom enxergar esse brilho no olhar, completamente sincero e puro! A transparência de sentimentos da criança é um exemplo para todos nós. Feliz daquele que não perde este brilho.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço