sexta-feira, 11 de abril de 2014

A resenha do FIM

Parei no meio do FIM.

Não que o FIM fosse trágico... algumas tragédias já estavam no começo.

Mas o problema é que meus meios estavam muito confusos: a jornada, a estrada, o tempo...

E eu esperava que o fim tivesse um final feliz.

Ora essa... logo eu, que sei bem que a felicidade está no começo, nos meios, em muitos momentos e em cada lugar.

A felicidade está no caminho, e nunca no fim.

O fim é o fim, e ponto.

No fim tudo se acaba.

Mas eu não cheguei no fim do FIM.

Coloquei reticência. Interrompi o parágrafo. Não esperei o ponto final.

Pode ser que no FIM, tudo acabasse melhor do que começou, mas eu não paguei pra ver.

Bem, na verdade eu paguei pelo FIM. Mas naquela época eu não tinha expectativas em relação à ele.

Quando tudo se transformou em pontos de interrogação, e a ansiedade tomou todos os espaços de minha mente, eu não pude continuar.

E o FIM ficou sem fim. Ficou encostado na prateleira da estante, esperando sua hora de voltar.

Ficou esperando e esperando, e agora, sua hora chegou.

Mas é a hora de um recomeço.

Não posso começar o FIM pelo meio, e chegar correndo ao fim do FIM. Preciso me situar nessa história, me envolver novamente antes de chegar ao derradeiro fim.

Por isso, vou começar o FIM pelo começo, para chegar ao meio e ao fim.

E depois que terminar, vou deixar o FIM seguir seu caminho: ou ele irá recomeçar por outros olhos, ou ele irá descansar por um tempo, sem tempo determinado.

A vida é assim. Um começo, uma pausa, um meio. Um recomeço, um anseio, uma angústia. Uma rede, um sossego, uma boa leitura: FIM.


Maria Helena Pereira de Sá

(FIM é o livro de estréia de Fernanda Torres no mundo da ficção. Mas a história é tão real, que você se transporta para aquele mundo descrito nas páginas do livro, e reconhece cada personagem, em um tio distante, um vizinho de apartamento, no amigo querido. Uma história, de muitas histórias, muito bem contada.) 
Ainda que eu tenha interrompido a leitura, para escrever os capítulos de minha própria história, com menos dramas apesar da situação, vou reiniciar o livro, pois estou curiosa para saber qual o desfecho do FIM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço