domingo, 13 de abril de 2014

Surpreenda -me

Quando a gente passa pelo mesmo caminho várias e várias vezes, a gente passa a conhecer cada curva da estrada, cada buraco daquele caminho...

É bom saber onde estão os buracos porque mesmo que você esteja guiando atrás de um ônibus, você posiciona seu veículo no lugar exato para não cair nas armadilhas da pista.

Na vida também é assim.

Muitas vezes, quando você vive determinada situação, você sabe exatamente o que vai acontecer no próximo segundo. E isso não tem nada a ver com sexto sentido!

Algumas situações ficam guardadas em nossa memória de tal forma, que se tornam um roteiro, que certamente será seguido em uma situação semelhante.

Dessa forma, conseguimos prever a reação, antes mesmo que seja feita alguma ação, e podemos escolher qual caminho seguir.

Infelizmente, quando temos a frieza de optar por essa ou aquela atitude, em um momento em que as emoções falariam mais alto, isso pode significar que a razão, à muito, superou a emoção.

Quando você pode prever tão fielmente, uma cena que ainda não aconteceu, e escolhe evitá-la, significa que a vida está entediante e repetitiva.

Recorrendo a outro arquivo da memória, lembro-me de uma cena do filme de animação: Ratatouille.

Quando o crítico vai ao restaurante, e faz seu pedido ao garçom, sem especificar exatamente qual o prato que deseja provar, o garçom fica perdido, sem saber o que anotar,... e o crítico diz: SURPREENDA-ME!!!

Todos nós desejamos ser inesperadamente surpreendidos. Desejamos que, contra todos os arquivos repetitivos de nossa memória, uma ação gere uma nova reação.

Desejamos que os roteiros sejam rasgados e que a vida siga novamente em uma série de improvisos.

Desejamos ser surpreendidos com novas atitudes, novas formas de carinho, novas palavras...

Em algum momento do caminho, nos sentimos cansados... e antes que um cochilo na pista cause um acidente de maiores proporções, seria bom que houvesse um novo atrativo na paisagem... uma pausa para um cafezinho ... ou simplesmente uma placa, um aviso, um lembrete dizendo para seguirmos em frente mais atentos...porque a estrada pode ser sempre a mesma, mas tem sempre algo que muda na paisagem, ou um detalhe que ainda não percebemos, como o início de uma nova estação...

A estrada não é sempre a mesma!!! E nós não precisamos ser sempre os mesmos também!!!

Fuja dos roteiros mal escritos... Viva mais, viva melhor, seja feliz!!!!

*Maria Helena Pereira de Sá
(escrito em 07/10/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço