sexta-feira, 25 de abril de 2014

Brasil - O país do... (Do quê mesmo, heim?)

O Brasil não é um país muito sério. Não é nada sério!

Brasil é o país do carnaval, do futebol, do jeitinho brasileiro.

O Brasil é o país das festas de rua, dos feriados prolongados e das ruas e estradas congestionadas.

Como dizia a música: Que país é esse?

Em pleno ano de copa do mundo, os estádios não estão prontos. Aliás, falta pouco mais de um mês para o início dos jogos, e boa parte das obras de apoio sequer começou... e nem vai começar.

O dinheiro previsto já foi gasto... já se gastou muito além das previsões.

Os estádios ficarão lindos... mas as pessoas ainda morrem nas filas dos hospitais. "Mas não se faz copa com hospitais" - disse o atleta que tem dinheiro para se tratar onde bem entender, e ainda vai de jatinho, para não enfrentar o caos do transporte público.

Tanto faz... O Brasil é o país dos sorrisos. As pessoas sorriem mesmo quando não tem dentes para mostrar. Sorriem com os olhos, apesar dos tormentos diários.

Esse é o Brasil. O país dos caras pintadas, dos protestos nas ruas... e o país dos "sem memória", que depois de um tempo, assistem as notícias sentados no sofá de suas casas, reclamando dos políticos em quem votaram meses atrás... Os mesmos que acabarão sendo reeleitos nas próximas eleições.

O Brasil é o país de todos os povos. De várias culturas. E cada um é bem recebido, não importa se vem de outro estado ou outro país... (exceto os médicos Cubanos - coitados, nem tem culpa!).

O Brasil é um país livre! Onde uma princesa, que empunhou uma caneta, ao invés de uma espada, assinou uma lei libertando todos os escravos... Mesmo que ainda exista alguns trabalhadores escravizados em seus próprios empregos, e uns tais médicos Cubanos - coitados, nem tem culpa!

É o país da malandragem, da corrupção, do "levar vantagem". Mas ainda tem pessoas que se doam em trabalhos voluntários, que fazem o bem indistintamente.

O Brasil é o país que não anda, o país da burocracia, e são tantos processos e tantos memorandos... são tantas assinaturas e perguntas sem respostas. O país das filas, das balas perdidas e achadas.

E no meio de tudo isso, chego a conclusão de que o Brasil é o país da amizade!

Nesse país de gente tão calorosa, são os amigos que te salvam nas horas difíceis.

Interessante é ter um grupo eclético de amigos:
- o advogado, que te dará a assistência jurídica, e um desconto nos honorários;
- o médico, que atenderá sua ligação às 3 da manhã, e te indicará um bom especialista para qualquer doença que você venha a ter;
- a balconista de loja que te avisará das novas coleções;
- ou a moça da padaria, que te contará que o bolo no expositor já está vencido à dias;
- o funcionário público que te dará as mais simples respostas, que estão por trás de alguns toques no teclado do computador, e que mesmo assim, levariam semanas para chegar ao seu alcance...

Ter amigos, não significa que você está sendo corrupto ou se corrompendo.

Você deixa de ser mais um na imensa fila do INSS, quando você fala para o médico que é irmão da professora do filho dele.

E o aluno, deixa de ser um número, quando a professora descobre que ele é filho do médico de seu irmão.

De repente, no "país da amizade", se descobre que os fios que conectam as pessoas, as tornam parte de uma mesma teia, uma mesma tribo... e que somos todos amigos... ou amigos dos amigos de nossos amigos.

E na vida real, teremos também, uma rede social, que nos conecta, nos une, e nos dá a certeza de que não estamos sozinhos.

Aqui, no país de todas as raças e todas as cores, conquistaremos um milhão de amigos.

Pois o Brasil é amigo. Ele te abraça, te conforta, te apoia, te protege.

Brasil - O país da amizade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço