segunda-feira, 14 de abril de 2014

Qual o tamanho de sua casa?

Tem gente que vive em palácio, em casebre, kitnet ou mansão.

Mas não são os metros quadrados que definem o tamanho de sua casa.

Sua casa é do tamanho que você desejar. É você quem escolhe seus limites, e esses podem ir muito além de portas e paredes.

Algumas pessoas se sentem bem sob um céu estrelado,  ou um campo aberto onde a visão não alcança os horizontes. Outras pessoas se escondem em conchas, tal qual caramujos. Pessoas que se escondem em cavernas, abrigadas dos perigos e dos predadores.

Uma casa (ou apartamento) pode ser pequena demais para um só morador, ou pode ter espaço suficiente para festas diárias, reuniões de família, encontros entre amigos, ou até mesmo, para acomodar todos juntos.

E mesmo, que em alguns endereços das grandes cidades, não seja possível vislumbrar o horizonte, mesmo que de sua janela você possa observar os movimentos dos apartamentos do prédio vizinho, isso não significa que você seja obrigado a cerrar as cortinas, e se isolar do mundo lá fora.

Porém, não são portas, janelas ou cortinas que oprimem um ambiente tornando-o menor do que ele realmente é. Aliás, pensando bem, tem uma única porta que é capaz de reduzir e oprimir os espaços de uma moradia: A porta de entrada.

Quando as portas de uma casa estão sempre abertas para receber as visitas, e a casa, assim como o coração, sempre tem espaço para mais um, as leis da física caem por terra e o sistema métrico se torna uma fraude, pois o espaço interno se multiplica mil vezes e nem mesmo as paredes sólidas conseguem definir os limites e a capacidade daquele local.

Incrível como um lugar pode abrigar tão confortavelmente cada pessoa, não importando a faixa etária, o grupo, ou "a tribo" a qual ela pertence.

A luz que ilumina os ambientes não vem de lâmpadas, vem dos sorrisos. O calor é humano. O aconchego é o abraço de boas vindas. Os sons vem das conversas, das risadas. Os cheiros que invadem o ambiente são o anúncio da próxima refeição.

Todos os sentidos são estimulados e acariciados, produzindo um sentimento de bem estar. Um deslumbramento só comparado ao de uma criança que caça vagalumes em uma noite estrelada.

Ainda que alguns prefiram viver na gruta escura, e que as cortinas permaneçam fechadas para evitar os olhares curiosos dos vizinhos, existem aqueles que tem consciência de que cortinas fechadas impedem a entrada dos raios de sol.

E o sol...

O sol é essencial à vida.

É o sol que dá energia as plantas para que elas cresçam fortes e verdinhas.

O sol ilumina, aquece, transforma. E ele pode transformar você e sua casa. Iluminar sua vida e ampliar seus horizontes.

E ele pode te ensinar a ser o sol de seu próprio lar, fazendo germinar as relações e mostrando como aquecer os corações.

*Maria Helena Pereira de Sá

(Esse texto é dedicado à Flávia Sá, que me fez enxergar, mais uma vez, a diferença entre uma casa e um lar) - Flávia, minha casa sempre estará de portas abertas para você. E depois de cada voo, venha fazer um pouso nesse seu 2º lar, em sua fortaleza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço