sexta-feira, 13 de julho de 2012

Entre o zap e o pica fumo




Tudo que sei sobre truco é que é um jogo de cartas, o qual as pessoas jogam tranquilamente, até um dos jogadores começar a gritar e bater na mesa, então todos começam a se desafiar como gladiadores.

A muitos anos que não via um jogo de truco, e confesso que nunca tive nenhum interesse pelo jogo, porém dessa vez, a maternidade me lançou mais um desafio, quando minha filha de 11 anos, me perguntou: Mãe como se joga truco? Com todo carinho materno, expliquei que não sei jogar truco, e sugeri que ela pedisse para o pai ensiná-la, uma vez que ele estava jogando truco com nossos sobrinhos.

Segundos depois escutei o diálogo entre os dois, e a longa explicação sobre o jogo, veio em pouquíssimas palavras: Observe e aprenda!

Parabenizo os auto-didatas, mas essa técnica nunca funcionou comigo. Sempre precisei de um manual de instruções para fazer as coisas. Até hoje, meu marido lembra da primeira vez que usei a panela de pressão: Manual em mãos, controle dos minutos no relógio, e aquela tensão típica dos policiais do esquadrão anti-bombas , para evitar que a panela explodisse em minha cozinha, lançando o feijão cozido para todos os lados.

Mais uma vez, ficou provado que a genética é realmente incrível: em alguns minutos, minha filha voltou para perto de mim, e revelou em segredo: Mãe, não entendi nada.... ainda não sei jogar truco.

Desafio lançado!

Eu, mãe-coragem, parti para o computador em busca de um manual sobre como jogar truco.
No primeiro site pesquisado (após a busca no Santo Google) aprendi minha primeira lição. Os valores das cartas.

Após retirar as cartas 8, 9, 10 e curingas, descobri que por alguma lógica que não compreendo, a carta mais valiosa é o 3... e a menos valiosa é o 4. Entre elas as outras cartas seguem uma sequência irracional onde o 2 vale mais do que o 7, o 6 e até que o rei (?!?)
Depois dessa incrível explicação, o site deseja um bom jogo...

?????

Entre uma pequisa e outra, entre o zap e o pica fumo (que continuo sem saber o que signifca) decidi escrever esse texto. Obviamente que não tenho a intenção de ensinar a ninguém como se joga truco, pois só serei especialista nesse assunto, depois que terminar minha pesquisa (rs). Minha intenção talvez, seja despertar nas pessoas a importância de ensinar aos outros... 

Não importa o que for, se você tiver um aluno interessado em aprender, ensine!

Ensinando, repassamos valores, eternizamos culturas, sejam elas canções, folclores, danças ou um simples jogo de cartas. Não espere que todas as pessoas aprendam apenas observando... Alguns, como eu, precisam de uma explicação, um manual, um professor... 
Alguns, como eu, precisarão pesquisar na internet, e descobrirão sites explicativos, que não ensinam coisa alguma. E alguns outros (assim como eu) se sentirão desafiados a pesquisar mais e mais, até aprender todas as regras, as manhas, os truques... para depois ensinarem a criança de 11 anos, ansiosa por participar da mesa de jogo.

E otimista como sou, pretendo aprender o truco tão profundamente , que quando fizer a dupla com minha filha, para desafiar meu marido (o pai) e algum sobrinho, gritaremos TRUCO, apresentaremos nossas cartas, venceremos todas as partidas e desenharemos em um pedaço de papel, tracinhos e bolinhas, que no fim da noite, representarão não só a nossa vitória no jogo, como também a vitória da persistência, da ânsia de aprender, da força inegável de uma mãe, que tenta de todas as formas, responder as perguntas de sua filha.

Texto: Maria Helena Pereira de Sá - Julho/2012

3 comentários:

  1. Eu, defensor perpétuo dos manuais, verdadeiro Don Quixote das regras, assumirei este desafio. Ensinarei com enorme o que é o jogo, como participar dele, entender suas regras e cartas. Não posso infelizmente prometer o sucesso almejado, com gloriosas vitórias em todas as mesas, afinal estou longe de atingir este nível como jogador. Ensinarei até os sinais utilizados para as fraudes permitidas e aceitas neste jogo em que o objetivo maior é ter a capacidade de intimidar o adversário, fazendo-o crer que não será capaz de vencer suas poderosas cartas. Desafio lançado, desafio aceito.

    ResponderExcluir
  2. Agora, com um professor universitário ensinando, o sucesso estará ao alcance da próxima rodada...

    ResponderExcluir
  3. Se precisar de um auxilio estamos aí, um truco nesse friozinho vai muito bem!

    ResponderExcluir

Envie seu comentário para helena73sa@gmail.com ou use esse espaço